sábado, 21 de novembro de 2009
A tempestade
Próspero, Duque de Milão foi deposto por seu irmão Antônio com a ajuda de Alonso (rei de Nápoles) e seu irmão Sebastião. Eles o colocaram em um barco junto com sua filha Miranda e os enviaram para uma ilha que no passado pertencera à bruxa Sicorax. Agora na ilha só restava Calibã (filho de Sicorax), Ariel (espírito aéreo que Sicorx mantinha preso) e as criaturas mágicas. Durante 12 anos, Próspero mantinha a ordem na ilha usando magia, até que um dia chegou por lá, um navio onde estava Antônio, Alonso, Sebastião, Ferdinando (filho de Alonso), Gonçalo, Trínculo e Estéfano. Para atrapalhá-los, Próspero causou uma tempestade e todos os tripulantes se espalharam pela ilha. Durante um tempo, ele pediu a Ariel que infenizasse a vida de todos. Mas depois os perdou voltou para o ducado com eles.
Rei Lear
Lear, rei da Grã-Betanha, sentido que já estava velho e cansado demais para governar, resolveu repartir suas terras entre as três filhas: Goneril, Regana e Cordélia. Pediu para que cada uma delas dissesse o amor que sentiam pelo pai. Goneril e Regana ficaram bajulando-o falsamente para ganharem as terras, já Cordelia, proclamou seu amor com sinceridade mas sem bajulá-lo, isso fez com que o rei pensasse que ela não o amava e então ele deserdou-a. Cordélia havia recebido dois pedidos de casamento: um do Duque de Borgonha e outro do Rei da França. O Duque de Borgonha ao ver que agora ela era apenas uma pobre moça, tratou de retirar seu pedido, já o Rei da França disse que casaria-se independente disso e assim o fez. O Conde de Kent protestara contra a decisão do rei, arriscando a própria vida. Quando rei Lear percebeu que havia se engando, já era tarde demais, Cordélia estava morta.
Otelo
Otelo era o Mouro de Veneza, casara-se com Desdêmona contra a vontade do pai dela. Iago, o ajudante de Otelo armou um plano para que Otelo pensasse que sua esposa o traíra com Cássio. Fez com que Otelo demitisse Cássio, depois convenceu Cássio a falar para Desdêmona pedir ao marido que o readmitisse e atraiu Otelo para que ele visse Cássio saindo de sua casa. Depois fez com que o lenço de Desdêmona fosse colocado nas coisas de Cássio. Depois disso, Otelo estava convencido de que Desdêmona o traíra e pediu que Iago matasse Cássio e assim foi feito. Então Otelo asfixiou a esposa e pouco depois de o fazer, descobriu por intermédio de Emília (esposa de Iago) que fora tudo uma armação e que Desdêmona estava dizendo a verdade. Desesperado, Otelo tentou matar Iago, mas apenas o feriu e depois se matou.
A décima segunda noite
Antônio e os gêmeos Sebastião e Viola eram náufragos do navio Duodecimus. Sebastião e Antônio pensam que Viola está morta, mas ela também sobreviveu e pensou que os dois haviam morrido. Viola disfarçou-se de Cesário e começou a trabalhar como pajem para o duque Orsino e acabou apaixonando-se por ele. Orsino, por sua vez, era apaixonado pela condessa Olívia. Então ele sempre pedia que Viola (ou melhor, Cesário) mandasse mensagens de amor para sua amada Olívia que acabou apaixonando-se por Cesário. Sir Toby (tio de Olívia) e Sir Andrew (um pretendente dela), perceberam que a condessa estava gostando do mensageiro. Foi aí que Toby teve a idéia de chamar "Cesário" para uma luta com Andrew. Antônio encontrou-se com "Cesário" na hora da luta, pensou que este era Sebastião, ofereceu-se para lutar no lugar dele e disse que iria precisar do dinheiro que havia lhe emprestado, porém na mesma hora, a mílicia chegou e prendeu Antônio dizendo se tratar de um pirata. Olívia encontrou-se com Sebatião (pensando que era "Cesário") e implorou que ele lhe desse seu amor, fascinado com sua beleza, ele jurou que iria casar-se com ela. No dia do julgamento de Antônio as coisas se esclareceram, Viola e Sebastião se encontraram e Olívia percebeu que havia se enganado e casou-se com Sebastião. Já Orsino, ao descobrir que "Cesário" na verdade era uma moça chamada Viola resolveu desposá-la.
Hamlet
Hamlet é o príncipe da Dinamarca. Após ver e falar com o fantasma de seu pai -o antigo rei- que fica rondando os cantos do castelo, Hamlet descobre que Cláudio, seu tio e atual marido de sua mãe é o assassino de seu pai e promete vingança. Para que ninguém descubra seus planos de matar Cláudio, Hamlet finge que está louco e adia seus planos de se casar com Ofélia. Esta, pouco depois rejeita Hamlet a pedido de seu pai, o Polônio, que sempre pensou que ele quisesse apenas brincar com os sentimentos dela. Mas depois de ficar sabendo da loucura de Hamlet, pensa que ele ficara louco de amor e que seus sentimentos por Ofélia eram verdadeiros, então decide ficar espiando-o atrás das cortinas do castelo. Certo dia, a mãe de Hamlet o chamara para conversar em seus aposentos e ao ouvir uma voz vinda de trás da cortina, pensou ser Cláudio e na mesma hora, desferiu-lhe um golpe de espada. Porém não era Cláudio quem estava atrás da cortina, e sim o Polônio. Ao saber da morte do pai, Ofélia enlouquecera e pouco depois, caiu num rio e morreu afogada. Cláudio atiçara Laertes (filho do Polônio e irmão de Ofélia) a vingar a morte do pai e da irmã matando Hamlet com uma espada cuja ponta estaria envenenada durante uma luta de esgrima. Um arranhão ferira Hamlet que antes de morrer por efeito do veneno, enterrara uma espada no coração de Cláudio, cumprindo assim a promessa que fizera ao fantasma de seu pai.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Henrique V
Henrique V é um jovem rapaz que acabou de ser coroado rei da Inglaterra. Durante toda a vida ele fora um vadio fanfarrão e seu pai pensou que ele nunca fosse ser mais do que isso. Para tirar vantagem de sua pouca idade, seus conselheiros insistiram que ele travasse uma batalha contra a França para recuperar as terras que haviam sido tomadas da Inglaterra há anos atrás, porém Henrique V respondeu que só recorreria a uma guerra em casos extremos. Certo dia, o embaixador da França foi visitá-lo a pedido de Delfim, o filho do rei francês e disse que este havia lhe mandado um tesouro que compensaria a perda das terras tomadas pela França. Quando Henrique V abriu a arca que contia o tal tesouro, viu que se tratava de uma simples bola de tênis, então ficou irritado e resolveu travar uma batalha contra a França. Mas não seria uma batalha qualquer daquelas em que haviam derramamento de sangue e saques, seria uma guerra honrosa em que a população seria tratada com compaixão. No final da guerra, Henrique V se casa com a filha do rei da França, Catarina e seu nome foi relembrado por muito tempo por um glorioso interlúdio.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Romeu e Julieta
Romeu e Julieta são dois jovens que se encontram numa festa e se apaixonam. Como eles são filhos de famílias inimigas e não podem ficar juntos, Julieta arma um plano de fuga que acaba dando errado e os dois acabam mortos.
sábado, 16 de maio de 2009
Um nao sei que
Chica chegou em casa após ter brigado com o namorado e ficou quatro dias trancada no quarto com depressão. Seu pai, pra consolar a filha, começa a contar histórias de seus antigos casos. E quando consegue tirar a menina da depressão, acaba ficando como ela estava.
Eu não gostei do livro porque a história dele é muito chata e cansativa
Eu não gostei do livro porque a história dele é muito chata e cansativa
Depois daquela viagem
O livro é uma espécie de diário de uma moça chamada Valéria que pegou AIDS aos 15 anos de idade. Ela descobre a doença dois anos depois, justo nos dias próximos aos que ia viajar para os Estados Unidos, mas mesmo assim ela viaja. E ao longo do tempo, ela vai tentando conviver com a doença, mas gouve algumas fases em que ela piorou porque nao queria tomar remédio...
Eu achei a história do livro interessante, mas ele em si é um pouco cansativo
Eu achei a história do livro interessante, mas ele em si é um pouco cansativo
O morro dos ventos uivantes
O sr. Lockwood mora perto de um lugar chamado "morro dos ventos uivantes" por causa dos ventos q há por lá. Pouco tempo depois de se mudar pra lá, o sr. Lockwood conhece o sr. Heathcliff que mora no "morro dos ventos uivantes". Durante uma noite q passou no "morro dos ventos uivantes", o sr. Lockwood encontra e le o diáro de uma moça chamada Catherine Linton e tem um estanho sonho com ela.
Após esse acontecimento, o sr. Lockwood comenta com sua governanta e ela lhe conta a história do "morro dos ventos uivantes"
Eu gostei do livro porque a história é interessante e a linguagem é fácil de entender
Após esse acontecimento, o sr. Lockwood comenta com sua governanta e ela lhe conta a história do "morro dos ventos uivantes"
Eu gostei do livro porque a história é interessante e a linguagem é fácil de entender
quinta-feira, 30 de abril de 2009
A marca de uma lágrima
O livro conta a historia d uma menina chamada Isabel. Ela se achava feia e gorda e tinha o espelho como inimigo. Ela era apaixonada pelo namorado da amiga e essa amiga pedia pra Isabel escrever cartas d amor pra ele como se fosse ela. Um dia, a diretora da escola morre e todos acham q foi um suicidio, mas Isabel tinha visto uma cena q poderia mudar o rumo da historia.
Eu gostei muito do livro e recomendo-o para todos
Eu gostei muito do livro e recomendo-o para todos
quinta-feira, 16 de abril de 2009
32 casos de amor
Esse livro tem 32 histórias de amor baseadas nas lendas e mitos de vários povos.
O livro é até legal, porém eu achei ele meio sem graça. É bom pra quem gosta de histórias romanticas e melosas
O livro é até legal, porém eu achei ele meio sem graça. É bom pra quem gosta de histórias romanticas e melosas
Assinar:
Postagens (Atom)